COMO IMPLANTAR A COLETA SELETIVA EM SEU CONDOMÍNIO?

 

Os conceitos de reciclagem e coleta seletiva já não são novidade para boa parte da população. Mesmo que muita gente não tenha o hábito de separar os diferentes tipos de lixo em suas próprias residências, muitos já usaram o serviço em praças de alimentação e em alguns prédios comerciais. A separação dos materiais é feita por meio de lixeiras diferenciadas por cor, que indicam quais os materiais recicláveis (vidro, metal, papel, plástico) devem ser separados do lixo comum na hora do descarte.

Alguns prédios residenciais já tornaram a coleta seletiva como padrão, mas muitos condomínios  ainda buscam pôr em prática esse sistema e encontram dificuldades para saber como e onde começar.

 

ESPAÇO E CONSCIENTIZAÇÃO

 

Antes de tudo, é necessário lembrar que só se pode implantar a reciclagem caso haja espaço e condições adequadas. Definir quais materiais serão coletados e orientar os funcionários a não misturar os sacos de diferentes tipos de resíduos são as primeiras medidas. Em seguida, os moradores e funcionários devem ser conscientizados da importância do descarte correto, pois algumas pessoas têm pouco interesse ou nenhuma informação sobre o assunto.

 

OS TRÊS PASSOS

 

A Associação Brasileira dos Condomínios (Abracond) aponta três importantes questões a serem observadas antes de iniciar a coleta seletiva:

  1. Local de armazenamento
    É necessário que o ambiente esteja sempre limpo e fechado para evitar o mau cheiro e a entrada de ratos, baratas, mosquitos e outros animais que possam contribuir para o surgimento de doenças. Uma solução usada por alguns prédios é o uso de contêiners de plástico, equipamento mais fácil de gerir.
  2. Cuidado com papéis e plásticos
    É preciso tomar muito cuidado com papéis e plásticos, pois são materiais de alta combustão e que podem causar incêndios. Por conta disso, as seguradoras devem ser avisadas para que haja ressarcimento compatível com o acidente ocorrido. Se não houver o contato, a empresa seguradora pode alegar omissão por parte do condomínio, gerando mais problemas para todos os envolvidos.
  3. Treinamento para os responsáveis
    Outra importante questão é sobre o responsável por manipular os materiais. Os profissionais de limpeza devem receber treinamento, usar os equipamentos adequados, receber pagamento por insalubridade e outras medidas para evitar ferimentos e ocorrências mais graves.

 

QUEM SERÁ O RESPONSÁVEL?

 

Após o cuidado com esses três pontos, a implantação da coleta pode ser iniciada quando for definido quem será o responsável pela retirada periódica dos materiais do condomínio. Aí que entra a ColetaBH, indo até a sua casa, empresa ou condomínio, retirando e dando a destinação correta para o seu resíduo.

 

O TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DOS MATERIAIS

 

O tempo de decomposição dos materiais varia muito, dependendo do ambiente – solo com material orgânico ou cimentado –, se o objeto está enterrado ou exposto a ventos, sol e ar ou, ainda, se for abandonado no mar. Além disso, materiais como plásticos não existem há tempo suficiente para que se observe, com exatidão, o quanto demoram para se decompor.

VIDRO

Indeterminado

PNEU

Indeterminado

LIXO RADIOATIVO

Mais que 250 mil anos

LINHA DE PESCA

Mais de 600 anos

FRALDA DESCARTÁVEL

450 anos

LATA DE AÇO

Mais de 100 anos

EMBALAGEM LONGA VIDA

100 anos

PLÁSTICO

100 anos

MADEIRA PINTADA

13 anos

CHICLETE

5 anos

BITUCA DE CIGARRO

5 anos

TECIDO

De 6 meses a 1 ano

FRALDA BIODEGRADÁVEL

1 ano

PAPEL

De 3 a 6 meses

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